Portugues em rede

A rede mais i-lusa

Fórum para leituras de escritores portugueses, para falar dos livros que vamos lendo e partilhar os nossos gostos e autores desconhecidos.

Mª José Amado

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu gosto muito de ler e quero conhecer romances portuguesas por isso desejo que escrevamos as nossas opiniões sobre os livros que lemos e dos que gostamos.
Nos mês de Março li, agora en língua portuguesa, Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Há 10 anos que já tinha lido em espanhol e gostei do livro; agora, en português ainda gostei mais, porque pude aperceber muitos matices da lingua, nomeadamente a través dos adjetivos.
Gabriela é uma pretinha que chega a Ilheu e alí a sua presencia vai trocar a vida de algumas pessoas como Nacib. Ela é todo cheio, cor e ainda sabor com a suas comidas; é todo ternura, todo sensualidade e também dulzura, naturalidade...
Gabriela é especial e por isso eu animo a ler o livro, passarás ums momentos muitos agradavéis e além disso poderás sonhar com um mundo magico...

Responder esta

Olá, M. José, eu estou agora a ler Equador, de Miguel Sousa Tavares, porque me falaram muito bem deste romance, e também porque nas primeiras páginas há uma cena que se passa em Vila Viçosa, o protagonista tem um encontro com o rei D. Carlos, que pouco tempo depois foi assassinado, e isto permite conhecer melhor a cidade, a sua vida nos princípios do século e a importância de Vila Viçosa na história de Portugal.

Além disso, o romance é muito bom, conta a história das fazendas e da escravidão escondida na ilha de São Tomé, interesantísssima.

Responder esta

Já li e gostei muito dela, e o final é surpreendente...

Responder esta

Olá, a todos!

Gostava de partilhar com vocês um PowerPoint sobre a vida e obra do escritor e poeta Miguel Torga.

Filho de gente humilde do campo do concelho de Sabrosa (Alto Douro), emigrou para o Brasil em 1920, com doze anos, para trabalhar na fazenda de um tio, no cultivo do café. Mais tarde, em 1925 regressa a Portugal para continuar os seus estudos, iniciados no Brasil. Em 1927 é fundada a revista Presença de que é um dos colaboradores desde o início. Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, "Ansiedade", de poesia. É bastante crítico da praxe e tradições académicas, e chama depreciativamente "farda" à capa e batina, mas ama a cidade de Coimbra, onde viria também a exercer a sua profissão de médico a partir de 1939 e onde escreve a maioria dos seus livros. Em 1933 concluiu a formatura em Medicina, com apoio financeiro do tio do Brasil. Exerceu no início nas terras agrestes transmontanas, de onde era originário e que são pano de fundo da maior parte da sua obra.

boomp3.com

Uploaded on authorSTREAM by eduardarcosta

Responder esta

Olá!
Eu hajo que a vida de Miguel Torga foi muito interessante; além de ter vivido distintos ambientes: o campo, a cidade, o Brasil, a sua profissao de médico... tudo isso contribuio a que chegasse a ser um grande poeta e escritor.
Jacinta Salgado

Responder esta

RSS

Notas

Boa Viagem!

Olá, tenham uma boa estadia no país que escolheram e nã esqueçam de escrever as suas experiências no blogue de Português em Rede!

Criado por Português em Rede 23 Jun 2008 at 18:03. Atualizado pela última vez por Português em Rede 23. Jun, 2008.

Notes Home

Welcome to Notes.

Criado por MARISOL 23 Jun 2008 at 14:41. Atualizado pela última vez por Português em Rede 23. Jun, 2008.

© 2009   Criado por Português em Rede no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço