Portugues em rede

A rede mais i-lusa

Fórum para leituras de escritores portugueses, para falar dos livros que vamos lendo e partilhar os nossos gostos e autores desconhecidos.

Mª José Amado

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu gosto muito de ler e quero conhecer romances portuguesas por isso desejo que escrevamos as nossas opiniões sobre os livros que lemos e dos que gostamos.
Nos mês de Março li, agora en língua portuguesa, Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Há 10 anos que já tinha lido em espanhol e gostei do livro; agora, en português ainda gostei mais, porque pude aperceber muitos matices da lingua, nomeadamente a través dos adjetivos.
Gabriela é uma pretinha que chega a Ilheu e alí a sua presencia vai trocar a vida de algumas pessoas como Nacib. Ela é todo cheio, cor e ainda sabor com a suas comidas; é todo ternura, todo sensualidade e também dulzura, naturalidade...
Gabriela é especial e por isso eu animo a ler o livro, passarás ums momentos muitos agradavéis e além disso poderás sonhar com um mundo magico...

Responder esta

Olá, M. José, eu estou agora a ler Equador, de Miguel Sousa Tavares, porque me falaram muito bem deste romance, e também porque nas primeiras páginas há uma cena que se passa em Vila Viçosa, o protagonista tem um encontro com o rei D. Carlos, que pouco tempo depois foi assassinado, e isto permite conhecer melhor a cidade, a sua vida nos princípios do século e a importância de Vila Viçosa na história de Portugal.

Além disso, o romance é muito bom, conta a história das fazendas e da escravidão escondida na ilha de São Tomé, interesantísssima.

Responder esta

Já li e gostei muito dela, e o final é surpreendente...

Responder esta

Olá, a todos!

Gostava de partilhar com vocês um PowerPoint sobre a vida e obra do escritor e poeta Miguel Torga.

Filho de gente humilde do campo do concelho de Sabrosa (Alto Douro), emigrou para o Brasil em 1920, com doze anos, para trabalhar na fazenda de um tio, no cultivo do café. Mais tarde, em 1925 regressa a Portugal para continuar os seus estudos, iniciados no Brasil. Em 1927 é fundada a revista Presença de que é um dos colaboradores desde o início. Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, "Ansiedade", de poesia. É bastante crítico da praxe e tradições académicas, e chama depreciativamente "farda" à capa e batina, mas ama a cidade de Coimbra, onde viria também a exercer a sua profissão de médico a partir de 1939 e onde escreve a maioria dos seus livros. Em 1933 concluiu a formatura em Medicina, com apoio financeiro do tio do Brasil. Exerceu no início nas terras agrestes transmontanas, de onde era originário e que são pano de fundo da maior parte da sua obra.

boomp3.com

Uploaded on authorSTREAM by eduardarcosta

Responder esta

Olá!
Eu hajo que a vida de Miguel Torga foi muito interessante; além de ter vivido distintos ambientes: o campo, a cidade, o Brasil, a sua profissao de médico... tudo isso contribuio a que chegasse a ser um grande poeta e escritor.
Jacinta Salgado

Responder esta

RSS

Sobre

Português em Rede Português em Rede criou esta rede social no Ning.

RSS Em Badajoz falamos português

Carregando feed

RSS Português Língua Estrangeira

Carregando feed

Notas

Boa Viagem!

Olá, tenham uma boa estadia no país que escolheram e nã esqueçam de escrever as suas experiências no blogue de Português em Rede!

Criado por Português em Rede 23 Jun 2008 at 18:03. Atualizado pela última vez por Português em Rede 23. Jun, 2008.

Notes Home

Welcome to Notes.

Criado por MARISOL 23 Jun 2008 at 14:41. Atualizado pela última vez por Português em Rede 23. Jun, 2008.

© 2009   Criado por Português em Rede no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço